Buscar
  • Redação

Como montar um planejamento de curto, médio e longo prazo

É muito dito que um bom planejamento faz diferença, seja para o resultado final ser o melhor possível quanto para gastar menos. Por isso, vamos ensinar você a montar um planejamento de curto, médio e longo prazo. Isso ajudará tanto sua empresa quanto você mesmo, dependendo do que você busca.


Ter um planejamento completo permite você ou sua empresa terem tempo para ficar em contato com o cliente e revisar informações. Este é um dos principais objetivos de uma empresa: garantir o melhor atendimento ao cliente. Por isso, saber como criar um plano de curto, médio e longo prazo é importante para garantir retornos qualificados para o seu negócio? Continue lendo para saber mais!


Planejamento a curto prazo


De modo geral, o planejamento de curto prazo cobre um período de tempo de 3 a 6 meses. Como o nome sugere, ele é projetado com um olhar de curto prazo para o negócio. Nesse sentido, os planos de ação e cronogramas a curto prazo são criados para ajudar a cumprir metas e alcançar resultados mais rapidamente. Grosso modo, o planejamento a curto prazo é um pedaço do planejamento de longo prazo.

Para desenvolvê-lo, é importante envolver os demais profissionais da sua empresa, conforme seja necessária a visão completa do seu negócio. A ideia é ter opiniões acertadas sobre todos os aspectos da empresa.


Para fazer um plano de curto prazo, o método 5W2H é muito adequado, que consiste em responder a 7 questões cujas respostas revelam os pontos mais importantes do seu plano. Elas são:

  1. What (o que vamos fazer?)

  2. Who (quem vai fazer?)

  3. When (quando vamos fazer?)

  4. Where (onde será feito?)

  5. Why (por que será feito?)

  6. How (como fazer?)

  7. How much (quanto vai custar?)

Planejamento de médio prazo


O planejamento de médio prazo, que dura de 1 a 3 anos, está entre o que vimos e o que vamos ver a seguir. O objetivo é analisar e projetar todos as partes da sua empresa. Não que devam ser planejadas separadamente, mas elas devem ser analisadas em conjunto.


O planejamento a médio prazo serve para aqueles resultados que não estão tão longe para serem a longo prazo, mas também não tão próximos para serem de curto prazo.


Planejamento de longo prazo


Enfim, o planejamento a longo prazo consiste no pensamento da sua empresa para daqui 5 a 10 anos. A ideia é ter um plano e estratégia sobre faturamento e posicionamento de mercado. É importante também ter uma noção holística do próprio negócio.

Algumas perguntas podem guiar seu planejamento a longo prazo: qual é a missão? Qual o valor da minha empresa? Qual o objetivo da minha empresa? Quem receberá meus serviços? Como as atividades da minha empresa serão realizadas?


Além disso, há o chamado método SWOT, do qual falaremos em um próximo artigo, que denota a sigla da expressão “strengths, weaknesses, opportunities e threats”. Resumidamente, o método é usado para analisar concorrências, expondo as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças da empresa.


Ficou curioso(a)? Na semana que vem publicaremos um artigo sobre esta análise.


Considerações Finais

Em resumo, os planejamentos variam de acordo com suas necessidades.


Se você precisa de resultados rapidamente e não deseja desenvolver uma estratégia longa, o planejamento a curto prazo deve ser feito.


Por outro lado, se você quer resultados duradouros e consolidar sua empresa, é importante optar pelo planejamento a longo prazo.


Para saber melhor sobre as suas necessidades, entre em contato conosco!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo